Porque vendas e marketing são tão importantes para recrutadores
* Escrito pelo Consultor Lucas Polini
Os departamentos de marketing e vendas estão constantemente envolvidos no uso de ferramentas Web, com grande potencial de melhorar o engajamento, coletar dados, aumentar os resultados e conversões de campanhas. Isso com grande foco em valorização da marca, constante comunicação com o cliente e fidelização. Isso é o oposto da venda rápida, e essas táticas funcionam muito bem na área de Recrutamento e Seleção.
Em sua essência recrutamento é vendas, talvez até mais difícil! Recrutadores tem que vender duas vezes; a primeira é vender a vaga para o candidato, não é fácil convencer o profissional, muitas vezes em seu ambiente de trabalho, que a sua oferta é boa suficiente para tira-lo da sua zona de conforto. A segunda é vender o candidato aprovado ao cliente ou gestor, também não é uma simples tarefa persuadir que aquele profissional é bom suficiente para trabalhar com ele.
A pressão imposta pela turma do Marketing no RH é cada vez maior. Não é à toa, a importância de uma equipe engajada com a marca, valores e cultura da empresa cresce a cada dia. O primeiro consumidor da empresa é o próprio funcionário. E os princípios de marketing ajudam analisar e melhorar a forma como os potenciais candidatos percebem sua marca.
A batalha para conquistar os melhores profissionais está cada vez mais acirrada, por isso as empresas estão apostando na qualidade e foco na experiência de todo o processo seletivo. O desafio é deixar o processo cada vez mais proveitoso para o candidato e dar mais subsídios para a tomada de decisão para a empresa. Seja com etapas interativas com games online, dinâmicas e painéis cada vez mais desafiantes e que leve aprendizado e agregue valor ao participante, isso gera uma melhor percepção da marca para todos os envolvidos.
Tratando candidatos como clientes:
As empresas estão começando a olhar o recrutamento mais como uma construção de um relacionamento e aproximando candidatos como se fossem clientes. Segundo a pesquisa do site Careerxroads feita em 2013, 30% das contratações foram feitas diretamente pelo site de empresa ou consultorias. Isso é feito através de uma formação de uma marca forte e respeitada pelo mercado. Em marketing, é o famoso Branding.
Crucial para o engajamento do processo seletivo é motivar os candidatos. O respeito e bom atendimento é o básico, assim como dar feedback a todos os envolvidos em todas as etapas. Mas atualmente não é o suficiente, existem diversas formas de envolver o candidato com o processo. Uma delas, já citada anteriormente é o uso de games. Embora pode parecer não convencional, pesquisas mostram que o seu uso pode levar a um aumento de 100% a 150% em métricas de engajamento, incluindo visualização de página, tempo no local e quantidade de pessoas envolvidas. Em essência, uma grande ferramenta para medir e recompensar o progresso, ajudando gerar uma experiência de candidato único e melhorar a retenção de talentos.
Novas formas de comunicação:
Os candidatos esperam uma comunicação constante e feedback, avaliações razoáveis e boa experiência geral do usuário. Recrutadores de sucesso estão pensando cada vez mais como os vendedores aqui. Criar um diálogo de duas vias é a base da formação de uma relação forte. As redes sociais como Facebook e Twitter são uma ótima maneira custo-benefício para que o marketing interaja com candidatos, particularmente os jovens candidatos, muitos dos quais não são usuários do LinkedIn.
Por que as mídias sociais são tão importantes? Ele só pode ser responsável por 3% das contratações, mas permite que as empresas ampliar o leque de possíveis interações, dá candidatos uma voz no processo e dá aos empregadores a chance orientar melhor os interessados.
As mídias sociais estão aqui para ficar e é extremamente importante na contratação, é certamente um tópico para ser explorado com mais detalhes em outro artigo.
Por hora, vale aos recrutadores, estudarem técnicas de vendas e os princípios de marketing para engajarem os candidatos nos processos seletivos, conferir métricas, analisar dados e convencer candidatos e clientes as suas percepções.
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