9 executivos que tiveram carreiras meteóricas
São Paulo – Para a maioria das pessoas, subir degraus na carreira é um processo lento e gradual. Não para os executivos que você verá nesta galeria. Assumindo precocemente posições de liderança de empresas como Google, IBM e TAM, eles tiveram uma escalada rápida por vários motivos. Confira a seguir.
Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil
Aos 40 anos de idade, Kede é o presidente mais jovem da história da IBM. Ele começou na empresa como estagiário, em 1993. A ascensão foi rápida: aos 33 anos, já era diretor financeiro da multinacional. “As pessoas foram me conhecendo e acabou sendo natural”, comentou ele em palestra da Fundação Estudar. O segredo? “Logo que me formei, estava muito mais focado em desenvolvimento do que em chegar a qualquer cargo ou função”, diz ele.
André Esteves, presidente do BTG Pactual
Em 2006, Esteves se tornou o mais jovem bilionário brasileiro, aos 37 anos de idade. A ambição é um dos principais combustíveis por trás da carreira acelerada do executivo. “Se você for um ótimo executor mas não tiver muitas aspirações, terá apenas um ‘pequeno bom negócio’ para o resto da vida”, disse em palestra promovida pelo site Na Prática.
Ana Paula Bógus, presidente da Kimberly-Clark Chile
Aos 39 anos, a executiva é a primeira mulher brasileira a assumir a presidência na multinacional. Apesar da ascensão profissional rápida, ela afirma não ter planejado o sucesso. “O que fez a diferença foi a minha naturalidade, meu jeito de lidar com as pessoas”, afirmou em entrevista a EXAME.com.
Leonardo Byrro, presidente da Cremer
Aos 34 anos, Byrro é um dos mais jovens presidentes de empresas listadas pela Bovespa. Três anos depois de entrar na Cremer, foi indicado para ocupar a presidência. Uma das razões para o seu crescimento rápido foi ter abraçado responsabilidades que originalmente não eram suas. “Se te dizem para fazer A, B ou C, não significa que você deva se restringir a isso”, disse em palestra a Fundação Estudar.
Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas
Claudia assumiu a presidência da TAM aos 38 anos. Sob seu comando, a taxa de ocupação dos voos domésticos da empresa passou de 68,48% no primeiro semestre de 2012 para 77,51% no mesmo período de 2013, segundo a Anac. Para ter conseguido galgar níveis hierárquicos – deixando para trás obstáculos como o machismo – a executiva tem uma explicação simples: “A competência tende a ultrapassar qualquer barreira”, disse ela em evento do site Na Prática.
Marissa Mayer, presidente do Yahoo!
Depois de atuar por mais de uma década no Google, a executiva assumiu a presidência do Yahoo! aos 37 anos de idade. A carreira está em uma posição central na vida de Marissa. “Minhas prioridades são Deus, minha família e o Yahoo!, mas como eu não sou tão religiosa assim, então são só a minha família e o Yahoo!”, disse ela ao SFGate.
Mark Zuckerberg, presidente do Facebook
Hoje com 30 anos de idade, Zuckerberg é exemplo clássico de profissional com ascensão meteórica. Em pouco tempo, ele viu o site que criou com colegas de Harvard se transformar em um império bilionário. “Sempre vejo como posso melhorar, geralmente não estou feliz com as coisas como elas estão”, disse ele à Bloomberg Business Review. Zuckerberg aparece há anos na lista das 100 pessoas mais ricas e influentes do mundo da revista Time.
Larry Page, presidente do Google
Ocupando a 1ª posição no ranking da Forbes dos presidentes de empresa mais poderosos com menos de 40 anos, Page começou sua carreira ao lado de seu ex-colega de faculdade, Sergey Brin. Atualmente com 41 anos de idade, o executivo está à frente de uma das empresas mais lucrativas do mundo. Sobre seus próprios padrões de sucesso, Page disse à Fast Company: “você pode achar que o Google é ótimo, mas eu acho que ele é péssimo”.
Andrew Wilson, presidente da EA (Electronic Arts)
Classificado em 6º lugar na lista de presidentes com menos de 40 anos mais poderosos da Forbes, Wilson está à frente da multinacional de jogos eletrônicos EA (Electronic Arts). “É a minha paixão pelas nossas pessoas e produtos me dão tanto entusiasmo”, disse Wilson. Aos 39 anos de idade, ele foi descrito como um “comunicador instigante e carismático” no comunicado oficial da EA que anunciou sua chegada à presidência. “Para fazer um videogame, você precisa ser um apaixonado”, declarou ele à revista Fortune.
Fonte: Exame
Share: