Dicas para desenvolver uma atitude mais positiva perante a vida
Escrito por Alexandre Prado
Ao longo de nossas vidas, nem sempre as coisas dão certo! Por vezes nos deparamos com vicissitudes, fracassos, quedas, derrotas… Tudo isso faz parte do aprendizado e deve ser utilizadodo para nos fortalecer e desenvolver. O fundamental é a postura que adotamos perante as situações desafiadoras.
Abaixo, seguem algumas dicas para desenvolver uma atitude mais positiva.
• A escolha é sua - sua vida é o resultado de suas escolhas. Você sempre tem (e teve) uma escolha. Você pode optar por deixar o extrato da sua conta bancária te derrubar ou você pode optar por procurar outras oportunidades de ganhar dinheiro. Escolha centrar a sua atenção sobre o que você pode fazer e o que você vai conseguir. A maneira que você escolher para ver o mundo cria o mundo que você vê.
• Use uma linguagem positiva - ouça as palavras que você usa. Evite palavras como “sempre”, “nunca”, “não pode”, “não” e até mesmo “por que”. Prefira “eu escolho” ou “eu quero”, em vez de “eu preciso” ou “eu deveria”. Note a diferença no seu dia-a-dia.
• Cerque-se de pessoas positivas - cerque-se de pessoas que falam a verdade e te apoiam, que são amigas de verdade. Expanda seu network para incluir as pessoas que estão mais à frente no desenvolvimento pessoal e profissional que você. Afaste-se de pessoas negativas que impedem seu progresso.
• Desenvolva uma mentalidade “ganha, ganha” - doe o que você procura, sem expectativa. Quando você buscar o sucesso, ajude os outros a ter sucesso também. Quando você procurar a felicidade, ajude os outros a encontrar a felicidade em primeiro lugar.
• Invista em você mesmo - invista em cursos ou workshops, participe de seminários de desenvolvimento pessoal. Leia livros de pessoas que escrevam sobre como você pode e te ajudam, não por que você não pode ou não vai.
• Comece a acreditar no que você realmente quer - identifique e deixe ir as crenças limitantes que não te servem. Em vez disso, desenvolva crenças fortalecedoras que estejam alinhadas com seus objetivos, valores e desejos do seu coração.
• Limite o tempo de TV - leia um livro, inicie um projeto, inicie um novo hobby, dedique mais tempo de qualidade a família. Gerencie seu tempo em torno de suas maiores prioridades e valores.
• Deixe de lado a raiva, ressentimentos e julgamentos - manter-se sintonizado em emoções negativas como raiva ou ressentimentos irá drenar a sua energia e impedi-lo de avançar. A melhor maneira de deixar essas emoções é reconhece-las associadas com a experiência negativa que a geraram. Perceba essas emoções, honre-as e deixe-os ir, pois não lhe servem mais. Substitua-os por algo positivo. Você ainda pode ficar com as lições aprendidas a partir daquela experiência inicialmente negativo.
• Crie suas próprias expectativas realistas e positivas e tome ações - muitas vezes as pessoas tentam viver de acordo com as expectativas dos outros: um pai, um gerente, ou de uma outra pessoa. Certifique-se que suas expectativas são congruentes com quem você realmente é, com o que você acredita. Você se torna o que você espera. Espere o melhor – e apenas o melhor – da vida, os outros, e de si mesmo.
• Assuma a responsabilidade por sua própria vida - concentre sua atenção no que você pode controlar: seus pensamentos, suas ações, seu comportamento, seu estado emocional. Você é o criador da sua própria vida, o único responsável pelos resultados e experiências que você criar. Tomar para si as rédeas e responsabilidades de sua própria vida é um tremendo privilégio.
Tudo começa com a sua atitude! E a decisão é SUA!
Share: