10 sugestões quentes para falar – e ser compreendido – em público

Escrito por Alexandre Prado

É indiscutível a importância da comunicação nas apresentações em público, seja ela para uma grande plateia ou um grupo pequeno de pessoas e amigos. Uma boa comunicação pode ser traduzida como a facilidade em ser compreendido.

O ator britânico Peter Ustinov certa vez disse: “Comunicação é a arte de ser entendido.”

Então, o modo de falar e se expressar influencia e muito as relações pessoais e profissionais, podendo impressionar, cativar e ganhar a simpatia do público. Ou não!

A comunicação, em qualquer ambiente, tem sido, se inadequada, causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso na comunicação, precisamos transmitir com cuidado o que se quer passar para outras pessoas.

Conheça algumas dicas de como ter sucesso em sua apresentações em público:

  1. Prepare-se e estude – busque preparar-se para a apresentação. Procure elementos que o levem a dominar – quiçá conhecer bem – o assunto que a ser abordado.  Estude sobre o conteúdo e colete o maior número de dados úteis possível.
  2. Seja congruente: fala e corpo – a linguagem não verbal é tão importante quanto a verbal – alguns dizem que até mais! Então, manter congruência entre o discurso que está sendo adotado e sua postura corporal, tom de voz e gestos é fundamental para comunicar de forma eficaz. Imagine que deseja passar ao público a ideia de uma situação de alegria, energia plena e motivação e faz isso sentado em uma cadeira, com o tom de voz de quem está acabando de acordar ou com sono e de braços cruzados? Funcionará? NÃO! Congruência é tudo.
  3. Conheça seu público – o processo de conhecimento do público de sua apresentação começa antes dela efetivamente começar – na fase de planejamento, para determinar a abordagem que deverá adotar – e vai até o final do evento propriamente dito. É fundamental ter a capacidade de observar, sem interpretar, durante a interação com a audiência. A este processo – durante a realização do evento em si – damos o nome de “calibragem”. Calibrar é a capacidade de aprender a ler as reações da outra pessoa durante a interação.
  4. Lide com a diversidade – uma questão importante durante uma apresentação é a maneira como lidar com a diversidade. No mundo globalizado de hoje, em uma mesmo evento, presencial ou virtual, podem haver pessoas de diferentes origens, culturas e profissões. E diversidade também inclui opiniões distintas sobre um mesmo tema. Esteja preparado para lidar com controvérsias.
  5. Treine – ensaie e treine várias vezes sua apresentação. Perceba pequenas variações que podem ser interessantes durante o evento. A excelência surge do hábito: aquilo que você faz repetidas vezes e vai ajustando quando necessário, o levará a excelência.
  6. Estabeleça rapport – uma das técnicas relacionais mais importantes a um apresentador é a capacidade de criar rapport com o público. Segundo Anthony Robbins  “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.”
  7. Use metáforas – trata-se de uma forma muito útil de manter a atenção dos alunos e, principalmente, de ensiná-los o conteúdo que está sendo apresentado. As metáforas oferecem representações de relações fundamentais simples, porém altamente codificadas. Por exemplo, quando se diz “Ele é uma raposa”, emprega-se uma metáfora, isto é, usa-se o nome de um animal para descrever um homem que possui uma qualidade – astúcia – que é própria do animal raposa. A utilização de metáforas é uma maneira muito poderosa de iniciar associações com relação à compreensão de uma ideia ou conceito.
  8. Ouse fazer – Como dito por Goethe “Ousadia tem genialidade, poder e magia. Ouse fazer e o poder lhe será dado”. Permita-se fazer, mesmo que não tenha todos os elementos, que não tenha treinado como desejava, faça o melhor que puder. Isso é o mais importante!
  9. Invista em treinamentos – um bom curso de oratória é mais útil do que se imagina. Formações em Programação Neurolinguística (PNL) são excelentes ferramentas para quem se apresenta em público. Saber como criar apresentações eficazes também é um grande recurso para apresentadores. Há uma série de outros treinamentos úteis para quem está lá na frente, diante do público. Pesquise e identifique o que é o mais indicado a você!
  10. Analise sua performance – Procure avaliar sua performance após cada apresentação, buscando identificar o que fez muito bem e o que precisa ser aperfeiçoado. Assim, a cada apresentação, você estará mais afiado.

*Alexandre Prado é coach, escritor e professor de cursos na área de desenvolvimento humano e organizacional, e é presidente da Núcleo Expansão.  Tem no currículo pós-graduação em Administração Financeira, MBA em Mercados Financeiros, mestrado em Economia e especializações em Nova Iorque, Boston e Oxford.large_publico

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>