Como aumentar suas vendas em tempos de crise com o Marketing Digital?
Mesmo em um cenário de crise, há problemas a serem solucionados, mercados a serem atendidos, processos e investimentos que podem ser otimizados. Então, o que você pode fazer para amenizar a chegada da crise na sua empresa e voltar a vender? Leia abaixo
Crise. Provavelmente foi remontado todo um cenário em seus pensamentos e, junto dele, estão presentes sinais de perigo e de oportunidade – afinal, sempre há novas necessidades. Em períodos de recessão, sua empresa realmente corre o perigo de perder vendas, assim como também acontece com o seu concorrente. Sim, estão todos no mesmo barco.
Sabemos que o cenário atual não está muito animador. Empresas consolidadas têm fechado as portas, colocando mais e mais desempregados nas ruas. Com isso, obviamente, temos menos gente com dinheiro para consumir – e o consumo passa a ser focado somente no essencial.
No entanto, vemos todos os dias histórias de empresas brasileiras que ainda conseguem crescer e ter lucro. Afinal, mesmo em um cenário de crise, há problemas a serem solucionados, mercados a serem atendidos, processos e investimentos que podem ser otimizados. Então, o que você pode fazer para amenizar a chegada da crise na sua empresa e voltar a vender?
Cortar gastos X Otimizar investimentos
Em um momento de crise, a opção mais natural é cortar gastos. É a primeira coisa que vem à cabeça. Porém, se isto não for muito bem pensado, pode até afetar negativamente a operação da empresa, assim como a captação de receita. Ou seja, na tentativa de minimizar o prejuízo, a empresa pode acabar drenando o seu diferencial, perdendo competitividade e, logo, abrindo mão de valiosos clientes que não aceitam a mudança.
Como alternativa, avalie os investimentos que são feitos e veja como é possível otimizá-los. Por exemplo: sua empresa investe X no marketing digital e 5 X no marketing tradicional (outdoor, TV, etc.). Mas na ponta do lápis, você percebe que trazer clientes com o investimento feito no digital é mais barato do que por meio do marketing tradicional. De fato, segundo a consultoria global Demand Metric, o Marketing de Conteúdo, gera 3 X mais leads que o marketing tradicional, e custa 62% menos.
Então, por que investir tanto em algo que te traz menos retorno e leads mais caros? Não seria mais adequado realocar parte dessa verba para o meio que te traz leads mais baratos? Assim, a mesma verba produzirá mais resultados, simplesmente com uma realocação.
O marketing digital como solução para momentos de crise
Em 2015, a publicidade online movimentou mais de R$9,3 bilhões no Brasil, de acordo com dados da pesquisa Digital AdSpending, coordenada pelo IAB Brasil e realizada pela com Score, empresa global de medição e análise de mídia. Para este ano, o IAB prevê que sejam gastos R$10,4 bilhões em publicidade online, um crescimento de 12%.
Segundo Andre Izay, presidente do IAB Brasil, “apesar da instabilidade econômica, acreditamos que o setor de marketing digital deva seguir mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos. Mercados mais maduros, como Reino Unido e Estados Unidos, são bons exemplos de que o digital conquista ainda mais espaço no budget dos anunciantes em períodos de adversidades”. De fato, nos Estados Unidos, a previsão é que os investimentos em marketing digital superem até mesmo os anúncios em TV em 2017, segundo a empresa americana de pesquisa eMarketer.
E por que isso? Porque o marketing digital, diferente dos meios tradicionais, oferece mensuração simples, rápida e direta dos resultados, em tempo real, além de um alto poder de segmentação. Também possui um ótimo custo-benefício e alta customização em posicionamento e conteúdo.
Em contrapartida, o marketing offline possui mensuração incerta, distribuição altamente massificada (um outdoor para vestibulandos de uma faculdade particular, por exemplo, atinge idosos, crianças, classes A/B/C/D/E, sem qualquer distinção por potencial de consumo ou interesse). E ainda demanda investimentos altos.
Como e por que o marketing digital pode aumentar suas vendas?
O marketing digital, principalmente quando segue uma metodologia que integra as diferentes disciplinas em busca da melhoria dos resultados, é uma alternativa muito interessante para a sua empresa.
Essa metodologia, conhecida como Inbound Marketing, integra e organiza as diversas frentes, como conteúdo, publicidade online, mídias sociais, e-mail marketing, otimização para mecanismos de busca (SEO) e outras técnicas, de forma a levar o possível cliente do conhecimento da sua empresa até a decisão de compra.
Imagine a seguinte situação: você está abrindo um novo negócio. Dentre as primeiras atividades, você precisa fazer o planejamento do investimento, fluxo de caixa, margem de lucro e uma série de decisões financeiras. Para isso, você recorre ao Google para entender como irá fazer isso, buscando modelos, estudos de caso, referências. De repente, encontra um material que ensina a fazer esse planejamento do zero, e este material foi criado por uma empresa de software de gestão financeira. Você decide baixar este material – e para isso, cadastra o seu e-mail.
Dali para a frente, você começa a receber indicações de materiais e leituras cada vez mais específicos e relevantes para o que você precisa. Os conteúdos vão se tornando tão específicos, que você começa a avaliar os benefícios que a contratação do tal software irá te trazer: economia de tempo e esforço, por uma pequena mensalidade.
Tudo isso, pensado de forma integrada e estratégica, é o Marketing Digital somado a uma estratégia de Conteúdo e a uma ferramenta de automação de marketing, que busca trazer leads e vendas por meio da atração de visitantes, conversão, relacionamento e análise durante todo o processo. E o melhor: com esta estratégia, você consegue identificar exatamente quanto investiu para atrair aquele novo cliente e qual o retorno que teve com isso.
Assim, uma boa estratégia de marketing digital é capaz de verificar todos os resultados dos projetos, aproximar os potenciais clientes e os já consumidores da marca, compreender o processo de compra do cliente, além de otimizar os investimentos em Marketing. Ou seja: todos os benefícios desejados por todo empreendedor, não é verdade?
Fonte: Administradores.com
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