A idade certa
As prioridades e fases de cada idade desde o nascimento até a morte
Muitas vezes ficamos confusos sobre o rumo que nossas vidas estão tomando. Nos sentimos culpados por trabalharmos demais ou de menos ou achamos que poderíamos ter feito diferente. Vem o arrependimento de que algo poderia ser mudado para que tudo acontecesse de outra maneira.
Cobramos muito de nossos filhos em algumas horas e em outras nos sentimos culpados e deixamos de cobrar.
Seria mais fácil se pudessemos ter um roteiro a seguir, uma pequena tabela que nos dissesse qual o melhor caminho para cada idade, o que seria prioridade em cada fase. Embora nem tudo na vida possa ser planejado pois existem imprevistos como doenças, mortes, acidentes, enfim, seria mais fácil ter uma noção mais nítida das diversas fases da vida.
Então, aqui estão elas:
- De 0 a 2 anos de idade: é a fase da dependência, é quando mais precisamos de segurança, de proteção, de amor. Nessa fase os pais não devem economizar no amor e proteção. É tudo o que a criança precisa: cuidado, carinho, proteção e amor sem medida.
- De 2 a 6 anos de idade: é a fase onde a prioridade é a brincadeira, a descoberta. A principal obrigação de uma criança nessa idade é brincar. Muitos pais colocam compromissos exagerados para crianças nessa idade e isso não é bom. É a única fase da vida onde é permitido apenas brincar e brincar muito. Com muita paciência e amor deve-se ensinar o que pode e o que não pode para a crinaça lembrando que é uma fase de descoberta então tudo deve ser bem simples e repetido várias vezes.
- De 6 a 12 anos de idade: é a fase onde a aprendizagem é prioridade. Nessa fase deve-se ensinar a criança que a principal obrigação dela é estudar e o horário do estudo deve ser respeitado. Claro que depois das obrigações com o estudo a criança deve ter ainda seu horário de lazer e brincadeiras.
- De 12 a 18 anos de idade: a criança passa a se tornar um jovem adulto sabendo diferenciar com clareza o certo do errado. Nessa fase pode-se adquirir maiores responsabilidades onde o jovem pode ajudar nos trabalhos domésticos e fazer cursos complementares se preparando para o mercado de trabalho. É a idade certa para ensinar deveres e responsabilidades.
- De 18 a 25 anos de idade: o jovem ingressa no mercado de trabalho e adquire uma certa independência financeira. É hora de começar a aprender o prático e complementar com o teórico. Nessa fase é onde se faz faculdade e pós graduação.
- De 25 a 50 anos de idade: é o auge da independência financeira e produtividade. É a fase onde a vida profissional é prioridade e o trabalho ocupa um espaço maior pois os bens materiais serão adquiridos nessa idade como casa própria, carro, etc. Podemos dizer que é a idade do trabalho, de produzir, de se preparar para o futuro.
- De 50 a 65 anos de idade: ainda se trabalha mas não tanto quanto antes. É hora de pensar na saúde, fazer atividade fisíca com maior frequência e poupar um pouco mais pensando na aposentadoria. Uma boa poupança será útil para garantir a tranquilidade dos anos futuros.
- De 65 a 100 anos de idade: é hora de curtir a aposentadoria, viajar, é hora de se cuidar e usufruir com calma e tranquilidade de tudo o que foi conquistado. Momento de relaxar ou aprender uma nova habilidade apenas por prazer. Cuidar ainda mais do corpo com alimentação adequada e tudo o que for possível para bem estar e saúde.
Não existe fórmulas perfeitas para uma boa qualidade de vida e nem podemos dizer o que o futuro nos reserva ou quantos anos iremos viver.
Podemos dizer apenas que fizemos o melhor que poderíamos fazer com os recursos que tínhamos no momento e que tentamos viver cada fase de nossa vida de maneira mais tranquila sabendo que existe hora certa para tudo e que ensinamos aos nossos filhos tudo o que pudemos aprender sem cobranças indevidas e nem falta de disciplina observando cada fase e suas prioridades.
Fonte: Administradores.com
Share: