Comportamento Organizacional

O papel do administrador dentro das organizações como motivador de ideias e comportamentos.

O comportamento organizacional visa o estudo das pessoas e grupos dentro das organizações. Este estudo do comportamento organizacional inclui motivação, comunicação interpessoal, aprendizados, mudanças, conflitos, estresse, planejamento do trabalho.

Neste estudo busca-se a melhoria e a qualidade da eficácia dentro das organizações, preocupando-se com o comportamento e o desempenho das pessoas dentro das organizações.

Bem se sabe em muitos estudos que o ambiente, a luz, os colegas e tantos outros fatores influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Um estudo bem realizado e aplicado contribui para uma melhoria significativa dentro das organizações aumentando produtividade de seus colaboradores.

O administrador é peça fundamental dentro de uma organização, e ele precisa estar capacitado tecnicamente e humanamente para interpretar racionalmente as informações.

O que seriam essas habilidades:

a)habilidades técnicas englobam a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas.  Quando pensamos nas habilidades de profissionais como engenheiros civis ou cirurgiões dentistas, geralmente temos em mente suas habilidades técnicas. Por meio da educação formal extensiva, eles obtiveram os conhecimentos e as práticas específicas de suas áreas. (…) Todo trabalho requer algum tipo de habilidade especializada e muitas pessoas adquirem tal conhecimento no exercício de suas funções. (ROBBINS, 2005, p. 4) b) habilidades humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto mente como em grupos, define as habilidades humanas. Muitas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais.  Elas podem não ser boas ouvintes, incapazes de entender habilidades dos outros ou ainda ter dificuldade para administrar conflitos. Como os executivos realizam coisas do trabalho de outras pessoas, eles precisam ter habilidades humanas para se comunicar, motivar e delegar. (ROBBINS, 2005, pág. 5)

Quando os executivos motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, eles estão exercendo sua liderança. (ROBBINS, 2005, pág. 2)    O administrador/executivo deve estar antenado com as suas habilidades, entendendo o seu papel dentro das organizações, de motivadores e lideres levando seus liderados a atingirem as metas da organização. Melhorando a qualidade do atendimento ao cliente, ajudando seus funcionários a equilibrarem suas vidas pessoais e profissionais, melhorando a produtividade e qualidade dos funcionários. Tendo em mente que organizações são feitas por pessoas e elas têm o poder de trazer o sucesso quando bem direcionadas.

Fonte: Administradores.com

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

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