Como realizar seus objetivos

Chega o final de ano e a tendência é que façamos um balanço do que realizamos ao longo desse período. Eu trouxe aqui algumas dicas de coaching e de vida para que você possa realizar mais em 2017 – começando desde já!

Chega o final de ano e a tendência é que façamos um balanço do que realizamos ao longo desse período. Como foi esse ano para você? Sente que realizou muito? Ou não, foi um ano difícil? Independente da sua resposta, sempre ficam aquelas promessas para o ano que está começando, não é mesmo? Eu mesma estou cheia de expectativas, sinto que o próximo ano será de muita realização, projetos saindo do papel e muito autodesenvolvimento. No entanto, faço essa construção diariamente, já comecei a “mexer meus pauzinhos”, e você? Tá esperando virar o ano para começar a pensar no que fazer? Se for esse o seu caso, saiba que esta não é uma estratégia interessante. Para começar o ano com o “pé direito” você já deve começar a se movimentar. Não se engane, com a virada do ano as coisas não irão mudar como num passe de mágica, então você terá, sim, que colocar a mão na massa! Eu trouxe aqui algumas dicas de coaching e de vida para que você possa realizar mais em 2017 – começando desde já! Então vamos lá:

Elimine as pendências: é fato que, para o novo vir, você deve encerrar alguns ciclos. Elimine todas as pendências possíveis para você começar o ano renovado. Sabe aquele e-mail que não foi respondido? A ligação que não foi feita? O abraço que não foi dado? O livro que você começou a ler, mas não terminou? Aquele guarda-roupas cheio de coisas que você nem usa? O perdão que não foi dado? Pois é, estes são apenas alguns exemplos, você sabe o que está pendente em sua vida e chegou a hora de finalizar isso. A gente pode ser muito bom em ter iniciativas, mas o desafio mesmo são as “encerrativas”, né? Às vezes focamos apenas em realizar as grandes coisas, mas estas pequenas coisas inacabadas tem o grande poder de bloquear nosso fluxo, não deixando espaço para as grandes realizações. Comece hoje mesmo, você já vai sentir a diferença.

Tenha um objetivo/propósito definido, que seja motivador: o que você quer realizar? Para o que está trabalhando? Eu poderia ficar pelo menos um dia falando sobre a importância de ter um propósito definido ou um plano traçado na vida. Dificilmente alguém pode alcançar o êxito sem ter estabelecido algum objetivo definido do que deseja. O que é “êxito” pra você? Vale a reflexão. Defina um objetivo principal para o seu ano, para sua vida. Organize então os seus esforços e trabalhe com a certeza de que está caminhando para a realização desejada. Isso evitará que você desperdice esforço, tempo e energia com o que não é importante. Ao definir este propósito seja o mais específico possível, coloque data, hora, local, tudo o que tiver direito.

Planeje-se e organize-se: após saber onde quer chegar você deve definir um plano de ação para alcançar o êxito. Defina qual estratégia utilizar e quais serão os indicadores para avaliar se está se aproximando ou se afastando do objetivo desejado. Organize sua rotina de forma que todos os dias consiga dar um passo em direção à conquista desejada.

Comprometa-se: compartilhe esse propósito com uma ou mais pessoas que sejam positivas e se importem com você; escreva o seu objetivo em um papel e assine em baixo o seu comprometimento em realizá-lo; deixe esse papel em um lugar visível, onde você possa se lembrar sempre. Se dê essa chance de apostar em você mesmo e comprometer-se com seu sucesso.

Parta para a ação: você pode definir seu propósito e se planejar, no entanto, só alcançará resultados quando se comprometer em agir. Muitas vezes deixamos de agir pelo medo de não dar certo e isso fica “escondido” atrás da procrastinação e outras atitudes sabotadoras. Por isso é importante que seu objetivo seja motivador o bastante e alinhado aos seus valores pessoais para você não desistir quando aparecerem os obstáculos. É aqui que muitas pessoas falham, na hora de entrar em ação, pois isso requer deixar de lado a acomodação e sair da zona de conforto – justamente, é desconfortável, mas vale a pena. Você está disposto a “pagar o preço” para se sentir realizado?

Persista: ao entrar em ação é que o jogo começa e em alguns momentos você deverá ser flexível o suficiente para mudar alguma estratégia que não esteja funcionando. A vida às vezes parece testar a nossa determinação, então persistir consiste em olhar criticamente para o que não deu certo e aprender com isso, para fazer diferente da próxima vez e agir assim até que alcance o propósito definido. Desistir não é uma opção para quem deseja vencer, entender que obstáculos fazem parte do caminho e se fortalecer com cada um deles é um trabalho interno constante.

E então, vamos juntos nessa? Já comecei eliminando minhas pendências, em breve eu termino todas! Qual o primeiro passo que você já pode dar hoje para alcançar seu propósito?

Um grande abraço,

Ana Thereza!

Fonte: Administradores

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>