Como encontrar o seu propósito de vida em cerca de 20 minutos?

Iremos analisar neste artigo a estratégia que o autor Steve Pavlina aponta para descobrir o seu propósito de vida em menos de 20 minutos.

Talvez pareça ridículo este título e um pouco fora da realidade, não acha? Pois foi isso que eu vi quando li um artigo escrito pelo Stive Pavlina, no seu site. 

Confesso que o propósito de vida sempre foi uma das minhas grandes curiosidades da minha vida e até mesmo a grande pergunta para a nossa vida. Senti na pele o que foi viver alguns anos da minha vida a trabalhar numa coisa que odiava apenas para pagar as contas.

O meu objectivo com este texto é apenas que faça uma reflexão sobre a sua vida, e sobre aquilo que tem intencionado para o seu futuro, seja ele profissional, relacional, contributivo, enfim, o que quer que seja.

O texto representa a opinião de um grande especialista no tema propósito de vida, e como de uma forma abreviada podemos trabalhar esta área da nossa vida e definir algumas prioridades.

O título como já referi parece bastante abusivo, mas vou partilhar a opinião do autor de forma mais clara e objectiva.

O autor começa o seu artigo lançando a pergunta, com o intuito de questionar a verdadeira razão por que cada um de nós está aqui, nós existimos. Não se refere ao trabalho em específico (ou como alguns chamam de veículo, para desempenhar o trabalha), nem às responsabilidade.

Esta pergunta no meu entender tem como pressuposto uma crença, em que todos os indivíduos têm um propósito específico, que também acredito. E que segundo o autor o facto de as pessoas não possuírem esta crença ou convicção não as impedirá o encontrar. Portanto se você, não acredita que tem uma missão ou propósito específico, pode na mesma ler até ao fim o artigo.

Uma dica inicial que o autor sugere, e que deve ser o botão de arranque está na sua capacidade de esvaziar o conhecimento ou convicções que tem sobre esta e outras temáticas e permitir-se aprender novos pressupostos/valores/ideias ou simplesmente um novo sistema referencial para a vida.

Afinal então como se descobre o Propósito de vida?

Segundo o autor, não tem muito que saber. Confesso que para mim foi um processo demasiado simplista. No entanto compreende a importância do leitor entrar em acção e os benefícios desse processo a nível do autoconhecimento.

Mas vamos tentar não afastar da opinião do autor.

Segundo ele, precisa de tirar apenas uma folha de texto e escrever no topo da folha: 

- Qual o meu verdadeiro Propósito de Vida?

Escreve várias e várias respostas, qualquer que seja. Não julgue os seus pensamentos. Imagine que é apenas uma máquina de filmar do seu pensamento e apenas se limita a gravar. Pode ser uma frase pequena ou mais elaborada. Lembre-se, sem julgamento.

Pode reescrever várias vezes, ok!

Agora que escreveu leia todas as possibilidades e esteja atento àquelas que despertam emoções mais fortes, como refere o autor aquelas que o fizerem chorar.

Uma dica que o autor, é que virão à sua memória vários pensamentos e memórias soltas, mas que de forma tranquila a sua mente será capaz de catalogar aquelas que fizerem mais sentido para si. Acrescento que será necessário uma boa dose de confiança em si mesmo e descontração. E quanto mais relaxado estiver, maior será o seu foco na tarefa.

No fase final e quando estiver a escrever as suas respostas, verá que algumas são extremamente semelhantes e pode agrupá-las.

Aquilo que provavelmente irá acontecer é que alguns grupos de emoções despertaram intensidades diferentes em termos emocionais, às quais deve estar também atento, pois segundo o autor podem estar a representar partes mais pequenas do seu grande propósito.

Aquilo vou referir que segundo a minha opinião podemos apontar vários propósitos para áreas diferentes da nossa vida: como relacionamentos, profissional, financeira, contributiva, entre outras. Sinta-se à vontade para falar abertamente da sua vida. Afinal é sua.

Mesmo para quem não acredita que todos devemos viver com um propósito, devemos nos questionar sobre algumas coisas que estejam mal na nossa vida. Talvez sejam apenas sinais que nos indicam que pode estar algo “desalinhado” com os nossos interesses. Interesses esses ou motivações que podem funcionar como guias.

A minha opinião pessoal, é que é uma das áreas mais importantes e orientadoras nas nossas vidas e que deve ser trabalhada desde cedo.

Agradecimento muito especial ao autor pela ajuda nesta reflexão.

Fonte: Administradores

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>