A GERAÇÃO X E Y
Escrito pelo Diretor Executivo Bruno Amaro
A complexidade do ambiente organizacional fez com que o processo de atração e retenção de talentos se tornasse uma peça chave na vantagem competitiva, introduzindo a importância de se analisar melhor o comprometimento dos indivíduos com as organizações. Este é o objetivo desta pesquisa: investigar as bases de comprometimento organizacional dos indivíduos da Geração X e da Geração Y em organizações cariocas, utilizamos uma amostra aleatória, não probabilística de 252 indivíduos da Geração X e Geração Y. O levantamento dos dados da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) foi utilizado para mensurar o comprometimento organizacional.
Elencou-se alguns conceitos de comprometimento como: normativo, que reflete um sentimento de obrigação em manter-se em uma determinada organização (Meyer & Allen, 1997); comprometimento de valor, quando um indivíduo assume o comportamento coligido pelo grupo; comprometimento de identificação, quando o indivíduo aceita a influência do grupo; o afetivo, quando um indivíduo se mantém em uma organização porque realmente almeja; o calculativo, quando há um ambiente e troca útil, com uma ligação instrumental com uma organização; o instrumental, quando o indivíduo demonstra ações em conformidade com o que é esperado pela organização, em detrimento de colocar em risco os benefícios que existem; o moral, que é um comprometimento com as normas, os valores e convicções interiores que, moralmente, coagem o indivíduo e por fim, o comprometimento de continuação, aprimorado nos custos que os indivíduos possuem em deixar a organização.
No presente estudo, encontramos indivíduos da Geração X e da Geração Y em organizações cariocas com alto comprometimento e com forte ligação com as crenças e valores da organização em que estão inseridos, bem como se comprometem com o cumprimento da missão da organização. Podemos influir que existem semelhanças nas bases de comprometimento entre as gerações, exceto na base linha consistente de atividade que apresentou distinção. Com isso, as teorias, segundo Medeiros (2003), corroboraram posição que vão ao encontro deste trabalho.
Ainda de acordo com a literatura, os indivíduos da Geração X e da Geração Y apresentam alto valor ao desenvolvimento de suas carreiras, assim como buscam manter-se atualizados com novas ferramentas e habilidades essenciais da profissão (Healy; 2008; London Business School, 2009).
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