Chefe tolerante ajuda ou atrapalha?
Se um chefe passa a mão na sua cabeça toda vez que você comete um erro, ele não está ajudando ninguém – e talvez o maior prejudicado seja você mesmo.
Para muita gente, o chefe ideal é aquele que não se importa quando alguém faz uma besteira. Mas o tipo de atitude de um chefe frente a um erro de alguém de sua equipe tem impacto direto em todos – não só em quem errou.
Muitas das coisas que hoje temos como certas foram construídas à base de muitos erros e alguns poucos acertos. Thomas Edison, além de criar uma lâmpada que funcionava, criou centenas de outras que não funcionava. E com cada uma delas aprendeu alguma coisa diferente.
Quando você não erra – ou quando não reconhece o seu erro – você diminui suas chances de aprender. Veja, no vídeo abaixo (2’00″), um exemplo em que presenciei uma dessas situações:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/chefe-tolerante-ajuda-ou-atrapalha/97904/
É claro que há maneiras e maneiras de se apontar um erro de um funcionário – ou mesmo de um chefe, ou par. Mas quando isso é feito com respeito e boa intenção, cria-se um clima de aprendizagem e troca de experiências que favorece o crescimento profissional de todos os envolvidos.
A tolerância indiscriminada, no entanto, dá uma ideia errada de confiança e estabilidade, ao mesmo tempo que esconde um ciclo vicioso de apagar incêndios.
E o perigo está justamente aí: será que sempre haverá um bombeiro a postos?
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