Como Montar a Equipe “Perfeita” para um Projeto
Bruno Amaro, Diretor Executivo da Loupe Consultoria, participou de uma entrevista exclusiva para o Blog da Immersion Estratégia
Quais são os erro mais comuns na hora de montar uma equipe?
Primeiro temos que entender as competências que a empresa exige, para que possamos montar a equipe com aderência, segundo é ter alguém na gestão que possa inspirar a equipe a chegar no objetivo. Um dos erros mais comuns é não ter as competências mapeadas ou fazer promoção de pessoas muito técnicas para área de gestão. Muitas vezes as empresas ficam sem saída e buscam essa linha, tentam adaptar o profissional a competência que desejam e isso claramente não funciona. Dou um exemplo um caso na área de corretores de imóveis, um profissional que vende 2, 3 vezes a média dos outros funcionários e acaba sendo promovido ao cargo de liderança sem qualquer tipo de avaliação, treinamento e desenvolvimento das competências que são requeridas para a função. O Resultado é um impacto negativo na equipe e uma grande desmotivação desse profissional que se vê frustrado devido ao resultado gerado.
Como podemos identificar e trabalhar as competências dos membros da equipe para aumentar o desempenho?
A identificação é feito por mapeamento prévio das competências do profissional, através disso você deve entender os gaps e lacunas entre o que o profissional possa desenvolver ou que a empresa possa reforçar com eles. Existem algumas ferramentas de mercado para identificar essas competências, como o PI, PPA, DISC, PEAKS, todas essas ferramentas dão um apoio, mas o que irá fazer a diferença será uma avaliação em entrevista presencial e principalmente no dia a dia, no acompanhamento diário, através de situações e desafios reais que os membros do projeto são submetidos.
Share: