Como motivar seus funcionários em 10 passos
Boa parte da motivação dos funcionários depende da forma como eles são liderados
Seus funcionários vão trabalhar se arrastando? Quando você pede que fiquem para uma reunião ou para terminar uma tarefa a mais, eles imediatamente entram em ação, contestam ou concordam com relutância? Quando os funcionários não se sentem valorizados, eles não andarão o quilômetro extra. O horário de saída é algo que está sempre presente em suas mentes.
Utilize essas 10 dicas para ajudar a melhorar o ânimo dos funcionários e impulsionar a produtividade:
1. Conecte-se com sua equipe
Como um líder, você deve ser visto. Seja visível. Faça com que sua presença seja sentida. Não apenas se tranque na sua sala o dia todo e se comunique com a equipe quando você quer que algo seja feito. Seria bom andar pelas manhãs para cumprimentar os funcionários, e durante o dia, dar curtas caminhadas pelo escritório. Mande citações motivacionais, vibrações positivas etc. Conheça seus funcionários. Descubra seus interesses. Da próxima vez que você os encontrar, lembre-se do que discutiram, eles darão valor por você ter sido atencioso.
2. Mostre que você sinceramente se importa com seu bem-estar
Esse ponto é muito importante. Se um membro da equipe está de atestado médico ou perdeu alguém da família, simplesmente pegue o telefone e ligue para ele. Seja genuinamente simpático. Mande um cartão ou flores. Se um de seus funcionários vier a falecer, tente comparecer ao funeral, não se concentre apenas em conseguir um substituto. A equipe não se esquecerá deste tipo de comportamento. Eu tive uma supervisora que tinha péssimas habilidades para lidar com pessoas, sua única fixação era em resultados, o resultado triste disso foi que, quando ela se aposentou, ninguém da equipe quis fazer um discurso. Foi uma cerimônia de aposentadoria bem curta.
“Se você tratar bem as pessoas, elas lhe tratarão bem 90% das vezes” – Franklin D. Roosevelt
3. Seja justo e neutro
Nós sabemos muito bem sobre política de escritório e favoritismo. É muito triste quando os funcionários sabem dizer quem será o próximo a ser promovido por conta da relação próxima com o chefe. Além disso, não guarde rancor pessoal, não mande emails raivosos, não xingue, não perca o temperamento ou ignore sua equipe, especialmente na frente de seus funcionários. Dê feedback construtivo em vez de criticar. Trate todos com respeito.
4. Defenda sua equipe
Mostre lealdade a seus funcionários. Em alguns casos, se uma reclamação for feita sobre um funcionário, o supervisor logo aparece e tudo de bom que foi feito pelo funcionário vai para o esquecimento. Não seja o juiz, jurado ou o poder executivo. Quando seus funcionários estiverem enfrentando grandes desafios e os ânimos estiverem baixos, seja o líder supremo e receba o tiro pela sua equipe.
5. Empowerment de Funcionários
Microgestão, ficar em cima de alguém o tempo todo, pode ser muito desestimulante. Às vezes, saber quando dar um passo para trás e deixar que seus funcionários realizem seu trabalho é o que eles precisam. Encoraje seus funcionários a terem ideias. Dê responsabilidade a eles. Deixe-os liderar um projeto. Delegue e atribua tarefas. Reconheça os diferentes tipos de funcionários.
“Supervisores acendem um fogo embaixo das pessoas. Líderes acendem um fogo dentro das pessoas.” – Consultora de Gestão Kathy Austin
6. Comunicação recíproca aberta e honesta
Mantenha os funcionários informados. Não os deixe receber informações sobre mudanças através de fofocas. Certifique-se de que a melhor gestão está disponível e engajada. Tenha uma política de porta aberta onde você pode ser visto como abordável por seus subordinados. Escute seus funcionários, estabeleça uma atmosfera onde as ideias e sugestões dos funcionários são valorizadas. Não faça pesquisas ou tenha caixas de sugestões se for para ignorar o feedback que é dado.
7. Patrocine atividades de consolidação de equipe
Encoraje uma atmosfera familiar no trabalho. Reconheça os aniversários. Tenha reuniões regulares e atividades de escritório tipo show de talentos, café da manhã/almoço coletivo e diferentes eventos que irão promover um senso de conjunto e pertencimento. Você pode querer fazer algumas dessas atividades fora do escritório para uma mudança de cenário.
8. Recompensa e Reconhecimento – Ofereça incentivos
Sempre recompense sua equipe pelo bom trabalho, lembrando que não são apenas aqueles com os melhores desempenhos que estão progredindo e fazendo o melhor que podem. Além disso, não espere uma ocasião, você pode reconhecer seus funcionários apenas falando sobre o bom trabalho que estão fazendo. Agradeça especificamente. Mostre aos seus funcionários os resultados do trabalho duro que fizeram. Faça com que eles sintam que são a parte principal do negócio. Mantenha-os atualizados sobre o desempenho da empresa, isso irá motivá-los a darem ainda mais de si.
9. Treinamento
Uma das principais razões pelas quais os funcionários deixam uma empresa é a falta de oportunidades de crescimento. Membros da equipe podem interpretar a indisposição de um funcionário em investir em treinamento como um desprezo para seu crescimento profissional. Identifique e incentive pontos fortes, reconheça as diferentes habilidades que eles possuem e recomende treinamentos. Subsequentemente, se um membro da equipe lhe informou que quer mudar de departamento, dê apoio ao seu pedido e não seja um obstáculo.
10. Crescimento do funcionário
Ceda tempo livre para os funcionários para que eles possam ir atrás de projetos, compromissos familiares, de programas de desenvolvimento educacional ou pessoal. Mostre interesse em seu progresso. Quando for possível, seja flexível. Se os funcionários tiverem que enfrentar burocracias sempre que precisarem de tempo livre, eles simplesmente irão dizer que estão doentes. Trabalhe com eles para chegar a um acordo adequado. Proponha formas de recuperar o tempo de trabalho perdido. Caso contrário, tenha uma discussão e não simplesmente os demita.
“Grandes líderes não culpam as ferramentas que são dadas. Eles trabalham para deixá-las afiadas” – Simon Sinek
Colocando em prática: Quando você chegar à raiz do problema, tente realizar mudanças. Se for um sistema que não pode ser mudado, tente achar maneiras de trabalhar ao redor dele. Faça com que os funcionários vejam que você realmente tem a intenção de melhorar o ambiente de trabalho deles. Você pode não agradar a todos, mas no final você ganhará seu respeito.
Fonte: Administradores