Entrevista de emprego, como ser classificado?
O número de desempregados no Brasil aumentou nos últimos tempos, aumentando assim o número de candidatos por vaga em processos seletivos. Este cenário exige do candidato esforço e preparação intensa para a entrevista de emprego, que é um dos fatores decisórios para a contratação. Existem técnicas que podem ser usadas a favor do candidato para aumentar suas chances de voltar ao mercado, mudar sua área profissional ou conseguir seu primeiro emprego, algumas delas serão abordadas neste artigo.
O desafio neste momento é se destacar em meio a vários concorrentes. Para deixar o processo ainda mais desafiador o número de candidatos por vaga aumenta levando em consideração o desemprego devido à crise econômica, além dos candidatos que querem mudar de profissão e os que buscam o primeiro emprego.
Ao se deparar com a não contratação a maioria dos candidatos saem frustrados do processo seletivo se perguntando o que aconteceu de errado.
Acontece que grande parte desses candidatos não se preparou devidamente para este momento, onde a concorrência é muito grande e não há espaço para segunda chance.
Utilizando uma metáfora pode-se analisar um atleta profissional, antes de ir para uma competição ele se passa por diversos tipos de treinamento, sua alimentação muda, as dores são inevitáveis, noites de sono são perdidas e os esforços são incontáveis. Para suportar esses sacrifícios o atleta deve ter foco e paixão pelo que faz, pois neste esporte estão concentrados seus objetivos profissionais e pessoais e assim ganham a vida.
E se os candidatos tratassem o emprego em questão como um atleta trata a competição? Porque os candidatos não passam dias ou quem sabe noites se preparando, controlando sua ansiedade, monitorando as possíveis respostas ou estudando a empresa onde irá prestar uma entrevista?
Para que o sucesso seja alcançado os sacrifícios devem ser feitos. Para isso seguem 5 dicas de alta performance que podem aumentar suas chances de conseguir o tão sonhado emprego:
1 – Conheça técnicas de PNL (programação nerolinguística)
Existem diversos cursos gratuitos na internet sobre o assunto. E o mesmo dará ao candidato a capacidade de influenciar pessoas e passar uma imagem de mais confiança.
Uma técnica bem eficaz é o raport, que explica através da neurociência que o ser humano tem maior afinidade com pessoas que são parecidas em algum contexto consigo mesmo. Para a entrevista de emprego usar esta técnica com o entrevistador pode facilitar todo o processo.
2 – Controlar o nervosismo
A ansiedade é capaz de eliminar até mesmo os melhores candidatos, mas existem diversas técnicas aplicadas hoje para controlar a ansiedade. Algumas destas técnicas são: meditaçãoyoga e ferramentas de coaching.
3 – Saber tudo sobre a empresa que vai se candidatar
O candidato deve estudar como funciona a empresa na qual foi convocado para uma entrevista, pois este é um quesito eliminatório. Informações como: cultura da empresa, visão, missão e valores são essenciais. O mesmo deve ter certeza de todas as informações e apresenta-las em um momento adequado da entrevista.
4 – A empresa precisa do candidato ou o candidato precisa da empresa?
Grande parte dos candidatos acredita que por precisar muito de um emprego serão contratados, mas isso acontece ao contrário, a empresa é quem precisa do candidato. Neste momento o candidato deve mostrar como ele será útil para a empresa no cargo que está se candidatando.
5 – Principais perguntas feitas em entrevistas de emprego
O candidato deve estudar as principais perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de emprego e suas repostas, é imprescindível treinar com um amigo e pedir feedbacks, além de repetir o processo até se sentir seguro.
Nunca deve-se mentir em entrevistas de emprego, além de não ser ético, existem profissionais qualificados detectar se o candidato está falando a verdade. Mas se o candidato sabe que tem um defeito que irá prejudicá-lo no trabalho deve superar-se, fazendo de tudo para eliminar este defeito.