Geração X e a Geração Y
A complexidade do ambiente organizacional fez com que o processo de atração e retenção de talentos se tornasse uma peça chave na vantagem competitiva, introduzindo a importância de se analisar melhor o comprometimento dos indivíduos com as organizações. Este é o objetivo desta pesquisa: investigar as bases de comprometimento organizacional dos indivíduos da Geração X e da Geração Y em organizações cariocas. Para tanto foi utilizou-se o banco de currículos de uma empresa de consultoria de Recursos Humanos especializada na busca de candidatos para posições de analistas, gerentes, diretores e foi selecionada uma amostra aleatória, não probabilística de 252 indivíduos da Geração X e Geração Y. O levantamento dos dados da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) foi utilizado para mensurar o comprometimento organizacional.
Os resultados encontrados evidenciaram que indivíduos da Geração X e da Geração Y em organizações cariocas tem alto comprometimento, forte ligação com as suas crenças e valores, estão alinhados com o cumprimento da missão organizacional, e, que existem semelhanças nas bases de comprometimento entre as gerações, exceto na linha consistente de atividade que apresentou distinção.
Os resultados encontrados estão em concordância com inúmeras pesquisas sobre o tema e reforçam as constatações de que indivíduos da Geração X e da Geração Y apresentam alto valor ao desenvolvimento de suas carreiras, assim como buscam manter-se atualizados com novas ferramentas e habilidades essenciais da profissão.
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1112838_2013_pretextual.pdf
Share: