Pesquisa revela o perfil as empresas de consultoria brasileiras
O estudo aponta ainda que há uma forte tendência de contratação pelas empresas de consultoria no setor privado
Os consultores de negócios brasileiros esperam um aumento no faturamento em 2017. No total, 83,2% têm boas expectativas para o próximo ano, enquanto 14,3% esperam manter os resultados no mesmo patamar. Apenas 2,5% preveem queda nas receitas.
Os dados são da pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, divulgado na última sexta-feira (14) pelo Laboratório da Consultoria, e conduzida pelo consultor Luiz Affonso Romano. O estudo aponta ainda que há uma forte tendência de contratação pelas empresas de consultoria no setor privado: 73% esperam ampliar o quadro de profissionais, enquanto 21% planejam reduzir e 5,7% devem manter.
De acordo com a pesquisa, a tendência mais forte de posicionamento estratégico das empresas do ramo de consultoria para 2017 é a formação de parcerias, com 80% da preferência dos negócios. Em seguida vêm a busca de diferencial (72,9%), novos nichos de atuação (67%) e preços competitivos (41,2%).
A pesquisa foi realizada por e-mail com um questionário estruturado em formato digital. A amostra contou com 561 empresas de consultoria dentro de um universo de 5.921 empresas do ramo, o que implica em uma margem de erro de 3,9 pontos percentuais.
Perfil
A maior parte dos consultores brasileiros é do sexo masculino (56,5%) e têm entre 31 e 45 anos de idade (32,6%). Quanto à escolaridade, 48% têm grau superior, 36,9% têm MBA ou especialização e 14,1% têm mestrado.
Fonte: Administradores.com.br