Por que os funcionários não cumprem as regras?

Regras e normativas organizacionais. Algumas empresas vivem verdadeiro caos. Regras simples: chegar no horário, uniforme, utilização de EPIs, uso de celular, atendimento ao cliente e tantas outras que fazem parte do comportamento profissional esperado em qualquer empresa. Apresento alguns cases de sucesso que você pode aplicar em sua empresa.

Vassoura nova varre bem!” Escutei isso de três pessoas da empresa. Conversando com o gerente sobre os novos contratados ele usou a mesma expressão. Opa! Não entendi, como assim?

Explicação dele: “Aqui a pessoa começa trabalhando direitinho, nos primeiros dias quer mostrar serviço, mas com o tempo pega os mesmos defeitos dos outros. Por isso digo que vassoura nova varre bem”.

Você consegue imaginar o ambiente dessa empresa? No mural vários cartazes com as ‘normas’ combinadas na reunião e esquecidas nas práticas diárias. Discurso dos líderes: “as pessoas não gostam de cumprir regras”. O RH com pastas recheadas de documentos de advertência.

Ministrei treinamento em uma das filiais da empresa. Surpresa… Colaboradores motivados, comprometidos e alto índice de resultado. Um colaborador relatou que gostava do ambiente de trabalho porque havia justiça. Fiquei curiosa para saber um pouco mais. Ele disse que o gerente era amigo nas horas certas e cobrava com rigor nos momentos necessários. “Aqui todos têm os mesmos direitos. Ninguém quer ir para a matriz. Lá tem gente que tem mais direito do que o outro”.

Atuo com assessoria na área de RH para supermercados e uma das queixas recorrentes é a falta de comprometimento, desmotivação e não cumprimento de regras básicas. Na pesquisa de clima aparecem dados como: Padeiro e Açougueiro não querem tirar a aliança. Sendo que isso é uma normativa de segurança para protegê-lo de ferimento grave. A Operadora de Caixa não vem com o uniforme. O Repositor se recusa a limpar os produtos e as gôndolas. São questões simples e comuns a esse segmento. Por que algumas empresas apresentam excelência e altos resultados e outras sofrem para manter regras cotidianas?

Uma pergunta que não quer calar: o problema está na gestão da empresa ou nas pessoas? Ou nos dois?

Falo de regras simples: chegar no horário, uniforme, utilização de EPIs, uso de celular, atendimento ao cliente e tantas outras que fazem parte do comportamento profissional esperado em qualquer empresa.

E quando se refere à implantação de novos procedimentos? Quando a empresa necessita criar novas regras. Como é o comportamento das pessoas da sua empresa? Falando nisso: como é seu comportamento dentro do seu ambiente de trabalho?

Por que os funcionários não cumprem as regras?  Os motivos mais comuns:

- Todo mundo manda em todo mundo e ninguém manda em ninguém! Falta estruturação por parte das lideranças.

- Empresa boazinha. Excesso de camaradagem. Medo de fazer cobrança: o funcionário vai entrar na justiça; tal pessoa fica além do horário e ajuda muito quando é necessário… vou fazer vista grossa para alguns problemas que ela apresenta; ‘não posso perder o fulano de tal… ele tem os defeitos dele, mas é muito bom na sua função’.

- Empresa carrasca. Excesso de normas. Reuniões e mais reuniões para criar novos procedimentos. Muita falação e pouca ação.

- Falta: direção, foco, meta. Há uma desorganização dos procedimentos.

- Comunicação deficiente ou agressiva. Sabe aquele manual que está no arquivo e ninguém nunca viu? Vi o seguinte comunicado em uma empresa: a figura de um burro com um balãozinho dizendo: não tire as cadeiras do refeitório!!!

- Mais velhos x mais novos. “Eu trabalho há mais de 10 anos aqui… ele entrou agora”. A cultura de quem está antes na empresa tem mais direito do que os recém-contratados ou ao inverso.

- Regras desnecessárias. Você já trabalhou para alguma instituição que cria normativas sem cabimento?

Cases de sucesso na área de gestão e RH de Supermercado. Vou compartilhar algumas ações que deram resultado e podem ser modeladas conforme sua necessidade.

  1. A proprietária da empresa atuando como gestora de RH desenvolveu a lista do Pode e Não-Pode. Com frases curtas e diretas. Achei a ideia simples e funcional. Uma proposta que gera participação e engajamento, possibilidade de atualização rápida das regras organizacionais e também uma forma lúdica de incentivar a equipe.
  2. A Analista de RH realiza o processo de Treinamento de Integração com os novos contratados. Explica sobre direitos e deveres de forma participativa. Todos assinam um termo de compromisso e ciência das normativas. Existe acompanhamento dos líderes e assertividade dos feedbacks. A empresa realiza reuniões frequentes, treinamentos e acompanhamento constante.
  3. Programa de metas e vendas. O gestor desse supermercado criou um sistema estratégico para apoiar os líderes: o gerente cumpre um checklist diário para observar: equipamentos, limpeza, organização e pessoal. Dessa forma consegue priorizar as necessidades, acompanhar os colaboradores e orientá-los. Este sistema permite que todos ganhem: qualidade do serviço prestado, avaliação de desempenho diária e também retorno financeiro.
  4. Troca da Advertência pelo Registro de Orientação. Realizei assessoria em um supermercado que havia uma ‘pasta gorda’ de advertência. Lema da empresa: não cumpriu o combinado = Advertência. Isso gerava revolta e desmotivação. Realizamos um processo de Coaching com os líderes resultando na melhoria do processo comunicacional. O pessoal do RH desenvolveu o Registro de Orientação. Ferramenta poderosa para trabalhar feedback e gerar impacto positivo.
  5. Criamos uma campanha de endomarketing em um supermercado do Paraná. Durante o treinamento Coaching para líderes e equipes traçamos metas pessoais e profissionais. Os colaboradores desenvolveram um painel gigante no refeitório para divulgar as conquistas. Percebemos envolvimento, melhoria do clima organizacional e também comprometimento com as normativas estabelecidas por eles.

Fonte: Admistradores

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

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