Saiba mais sobre os tipos de Liderança e as aplicações na Gestão de Pessoas
- Na liderança transformacional, de acordo com Burns (1978), líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação. Esse tipo de influência aumenta o grau de conscientização e envolvimento e ativa a busca da auto-realização.
Na Liderança Transacional, o processo é compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores em determinado contexto situacional. O líder transacional guia seus seguidores na direção das metas e esclarece as exigências de papel e da tarefa.
A Teoria dos Traços de Personalidade é uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção[1]. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre os indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.
Teoria dos Estilos de Liderança: Esta teoria tem como foco o estilo de liderança. Provavelmente a teoria mais famosa dos estilos de liderança é aquela que fala da liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática. A liderança liberal, ou laissez-faire, é aquela que praticamente não conta com a participação do líder. Neste estilo de liderança, a equipe tem total autonomia para decidir quais são os objetivos e as metas e como eles serão alcançados.
Teoria Situacional da Liderança: a liderança deve ser compreendida de acordo com o contexto em que ocorre, ou seja, deve-se considerar características do líder, dos seguidores e da situação.
Share: